Mantra Adventure

Travessia Petrópolis x Teresópolis

Destino Destinos

3 noites e 4 dias
  • Nível de dificuldade
  • Moderado
Tenho Interesse
  • Localização: Petrópolis - Magé - Guapimirim - Teresópolis - RJ - Serra dos Órgãos
  • Distância: 30km aproximadamente
  • Altitude Máx.: 2.263 metros (Pedra do Sino - Teresópolis)
Sem dúvidas esta travessia possui grandes argumentos para ser colocada como a mais bonita do Brasil, caminhar na Serra dos Órgãos é encher os olhos com lindas paisagens e um ar de desafio e superação que nos acompanha todo tempo. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é o terceiro Parque Nacional mais antigo do Brasil. Foi criado em 30 de Novembro de 1939 pelo então Presidente Getúlio Vargas. Este parque abriga a Travessia Petrópolis X Teresópolis, considerada por muitos um clássico do montanhismo nacional e a mais bonita travessia do Brasil. Normalmente, a travessia é realizada em 3 dias através de um terreno difícil, com muitas subidas e descidas íngremes. É uma caminhada pesada e durante os 3 dias você irá surpreender-se a cada curva ou cume atravessado. Ao final do dia você terá a certeza que cada passo valeu a pena.

Roteiro

1º dia: Bonfin – Morro do Açú (8km)
Encontro com o grupo na rodoviária de Petrópolis às 7 da manhã, onde tomaremos um rápido café da manhã (não incluso), e seguiremos em nosso transfer até a entrada do parque – sede Petrópolis.
Após nossos registros na Portaria do Parque (Sede Petrópolis), um alongamento e uma breve conversa iniciaremos nossa primeira etapa.
Neste primeiro dia começamos a caminhada em uma mata mais densa que aos poucos sede lugar à mata de altitude, com uma vegetação mais rasteira e subidas íngremes. Acamparemos no Castelo do Açu (2.216m) onde poderemos contemplar o visual incrível! O jantar será preparado por nossos guias.

2º dia: Morro do Açú – Pedra do Sino (11km)
Após o café da manhã (não incluso) partiremos para nosso segundo dia, passando pelo famoso Elevador (subida em via ferrata) e o Cavalinho (obstáculo natural que será transposto como se estivéssemos montando em um cavalo, por isso o nome “Cavalinho”).
Passaremos por muitos vales e durante a caminhada será possível avistar a Pedra do Garrafão, Dedo de Deus entre outras paisagens de tirar o fôlego!
Nosso acampamento será na base do Abrigo 4 (Sino) onde descansaremos para o último dia da travessia. O jantar será preparado por nossos guias.

3º dia: Sino – Barragem (12km)
Neste dia para quem quiser acordar bem cedo pode apreciar o nascer do Sol da Pedra da Baleia (apenas a 15 minutos de caminhada do abrigo).
Voltando ao acampamento é hora de comer algo e conhecer o ponto mais alto da travessia, a Pedra do Sino, com seus 2.275 metros de altitude.
Depois de tirar muitas fotos e contemplar a paisagem começaremos nossa descida rumo à Barragem.
Durante a descida caminharemos em Mata Atlântica, com muito verde e flores! No percurso passamos também por uma linda cachoeira.
Chegando na portaria do parque nosso transfer estará aguardando para nos levar até uma pousada, onde podemos tomar um merecido banho e conhecer um pouco Teresópolis. Ao final do dia chega a hora do abraço de até logo, com a certeza de amigos feitos para as próximas aventuras!

O Que Levar

– Lanche de trilha individual
– Botas para caminhada amaciadas e solado aderente
– Saco de dormir 0° a -05°
– Isolante térmico
– 01 cantil de 2 litros
– 01 casaco de fleece ou similar
– 01 anorak – capa com capuz resistente a água e vento
– 01 calça de trilha que vira bermuda
– 01 par de papete (opcional)
– 01 par de luvas de frio e gorro de lã
– 03 camisetas de manga curta
– 01 conjunto de segunda pele
– 03 pares de meias para caminhada
– Mochila cargueira a partir de 50 litros
– 01 chapéu ou boné e óculos para sol
– Bloqueador solar e repelente de insetos
– Lanterna de cabeça
– Toalha pequena
– Medicamentos particulares e materiais de higiene pessoal
– Lenços umedecidos para higiene pessoal durante a caminhada
– Muito bom humor, motivação e superação.
Toda a carga de alimentos será distribuída nas mochilas entre o guia e os trekker’s

Incluso

– Guias Mantra Adventure
– Entrada do parque (01 por participante)
– Diárias/acampamentos
– Barraca (01 para cada 02 participantes)ou bivak nos abrigos
– Jantar durante toda travessia
– Localizador via satélite SpotGen3
– Camiseta exclusiva travessia Mantra Adventure
– Transfer da rodoviária de Petrópolis até a entrada do parque
– Transfer da saída do parque de Teresópolis até a pousada
– Banho na pousada após a travessia

Não Incluso

– Transporte até Petrópolis
– Alimentações não descritas
– Banho quente nos abrigos da travessia (pagos na portaria do Parque – Petrópolis)
– Despesas extras

Valor

R$
R$ (somente para Mantrilheiros)

Cancelamento

O cancelamento dos serviços prestados deve ser entendido como a desistência da expedição como um todo. Também será considerado como cancelamento o não comparecimento no dia, hora e local combinados para o início da expedição, por motivos pessoais, tais como impossibilidade de datas, problemas pessoais que impeçam a sua participação, dentre outros casos dessa ordem.
2. A desistência voluntária por parte do cliente antes da viagem deverá ser formalizada por escrito e enviada ao contratado. Nesta situação, seguiremos a seguinte políticade devolução de valores conforme condições abaixo:

1- 10% (dez) sobre o valor total do contrato, caso a comunicação seja feito, com antecedência mínima de 60 dias da data prevista para o início da expedição.
2- 15% (quinze) sobre o valor total do contrato, caso a comunicação seja feito, com antecedência entre 59 a 45 dias da data prevista para o início da expedição.
3- 20% (vinte) sobre o valor total do contrato, caso a comunicação seja feito, com antecedência entre 44 a 30 dias da data prevista para o início da expedição.
4- 30% (trinta) sobre o valor total do contrato, caso a comunicação seja feito, com antecedência entre 29 a 21 dias da data prevista para o início da expedição.
5- 50% (quarenta) sobre o valor total do contrato, caso a comunicação seja feito, com antecedência de 20 e 7 dias da data prevista para o início da expedição.
6- Com antecedência de 06 dias não haverá devolução.

A programação do roteiro pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso ou outros que a organização julgue poder Interferir na segurança ou bem estar do grupo. As atividades relacionadas serão acompanhadas por Guias Locais especializados.


Mantra Adventure

11 3542.0585

São Paulo • SP • Brasil

contato@mantraadventure.com.br

Rumo ao norte